terça-feira, 27 de março de 2012

Pesquisa revela poder da energia liberada pelas mãos

Energia liberada pelas mãos consegue curar malefícios, afirma pesquisa da USP



Um estudo desenvolvido recentemente pela USP (Universidade de São Paulo), em conjunto com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), comprova que a energia liberada pelas mãos tem o poder de curar qualquer tipo de mal estar. O trabalho foi elaborado devido às técnicas manuais já conhecidas na sociedade, caso do Johrei, utilizada pela igreja Messiânica do Brasil e ao mesmo tempo semelhante à de religiões como o espiritismo, que pratica o chamado “passe”.

Todo o processo de desenvolvimento dessa pesquisa nasceu em 2000, como tema de mestrado do pesquisador Ricardo Monezi, na Faculdade de Medicina da USP. Ele teve a iniciativa de investigar quais seriam os possíveis efeitos da prática de imposição das mãos. “Este interesse veio de uma vivência própria, onde o Reiki (técnica) já havia me ajudado, na adolescência, a sair de uma crise de depressão”, afirmou Monezi, que hoje é pesquisador da Unifesp.

Segundo o cientista, durante seu mestrado foram investigado os efeitos da imposição em camundongos, nos quais foi possível observar um notável ganho de potencial das células de defesa contra células que ficam os tumores. “Agora, no meu doutorado que está sendo finalizado na Unifesp, estudamos não apenas os efeitos fisiológicos, mas também os psicológicos”, completou.

A constatação no estudo de que a imposição de mãos libera energia capaz de produzir bem-estar foi possível porque a ciência atual ainda não possui uma precisão exata sobre esse efeitos. “A ciência chama estas energias de ‘energias sutis’, e também considera que o espaço onde elas estão inseridas esteja próximo às frequências eletromagnéticas de baixo nível”, explicou.

As sensações proporcionadas por essas práticas analisadas por Monezi foram a redução da percepção de tensão, do stress e de sintomas relacionados a ansiedade e depressão. “O interessante é que este tipo de imposição oferece a sensação de relaxamento e plenitude. E além de garantir mais energia e disposição.”

Neste estudo do mestrado foram utilizados 60 ratos. Já no doutorado foram avaliados 44 idosos com queixas de stress.

O processo de desenvolvimento para realizar este doutorado foi finalizado no primeiro semestre deste ano. Mas a Unifesp está prestes a iniciar novas investigações a respeito dos efeitos do Reiki e práticas semelhantes a partir de abril do ano que vem.
Fonte Rac.com.br

Por que fazer Pilates?

É cada vez maior o número de pessoas conscientes com a importância da atividade física para se obter qualidade de vida. Novas modalidades aparecem a cada ano, atendendo as necessidades e vontades dos seus adeptos na área fitness. Pode ser que você não conheça o método pilates, ou até ouviu falar a pouco tempo sobre esta modalidade, mas, na verdade ele foi criado no início do século passado por Joseph Pilates, um tipo de exercício físico, que utiliza o peso do próprio corpo em execução.
Quem busca melhorar a postura, a flexibilidade, fortalecer os músculos, definir o abdômen e desenvolver o controle corporal, deve conhecer um pouco mais sobre esta técnica, tão indicada pelos médicos.
Indicação de tratamento e prevenção de:
  • Lesões no joelho
  • Hérnia de disco
  • Osteoporose
  • Artrite
  • Artrose
  • Problemas  posturais
  • Lesões musculares
  • Síndrome do impacto e outros.
Benefícios que esta técnica trás para você:
  • Melhora equilíbrio e coordenação
  • Ajuda desenvolver a consciência corporal
  • Melhoram a auto-estima
  • Alivia o stress
  • Melhora a capacidade respiratória e muito mais.
Os seis princípios do sistema são:
Concentração: Os exercícios devem ser executados sempre com muita atenção. Se sua mente e seu corpo estiverem trabalhando juntos, os movimentos irão ter uma maior eficiência.
Controle: Visando o movimento equilibrado e concentrado, consciência e harmonia dos movimentos evitando lesões durante a prática.
Centro: O corpo humano tem um centro de força onde se originam todos os movimentos, chamado por Joseph Pilates de Powerhouse: abdômen, parte inferior das costas e os glúteos , tendo como foco principal o fortalecimento deste centro  em todos os exercícios .Por isso ouvimos por tantos praticantes e em inúmeras matérias , sobre os ótimo resultados desta técnica na região abdominal.
Movimento fluído: Os movimentos devem ser realizados de forma harmônica atentando para as possíveis compensações, que poderão levar a exercícios inadequados.
Respiração: Para manter a circulação do sangue pura, esta técnica visa a respiração adequada ao exercício, oxigenando o sangue e eliminando os gases nocivo.
As aulas de pilates são direcionadas para as necessidades individuais do aluno, podendo ser feitos por qualquer individuo desde o muito treinado ao sedentário, sendo feita um avaliação postural e uma anamnese deste aluno antes de iniciar a pratica.


Esta modalidade pode ser feita em aparelhos ou no solo, utilizando alguns equipamentos básicos, como a bola, meia lua, rubber-band e outros. Procure sempre profissionais habilitados para esta técnica , seja ele um fisioterapeuta ou um profissional de educação física.

quinta-feira, 15 de março de 2012


Agora a Clinica Médica PróSaudi de Presidente Dutra-BA conta com o serviço de Fisioterapia com Fisioterapia convencional e Pilates!!!
Conveniados ao PróSaudi tem descontos ótimos!!!


Horários de atendimento:


Terca
Quarta
Quinta
Sexta
9:00-9:50

Fisioterapia

Fisioterapia
10:00-10:50

Fisioterapia

Fisioterapia
11:00-11:50

Fisioterapia

Fisioterapia
12:00-12:50

Fisioterapia

Fisioterapia





14:00-14:50
Fisioterapia

Fisioterapia

15:00-15:50
Fisioterapia

Fisioterapia

16:00:16:50
Fisioterapia

Fisioterapia

17:00-17:50
Pilates
Pilates
Pilates
Pilates
18:00-18:50
Pilates
Pilates
Pilates
Pilates
19:00-19:50
Pilates
Pilates
Pilates
Pilates
20:00-20:50
Pilates
Pilates
Pilates
Pilates
Contato:
Tel.: (74) 3640 1048
Próximo ao Hospital de P. Dutra

segunda-feira, 12 de março de 2012

Fisioterapia

Definição de Fisioterapia
 
É uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais. 

Fisioterapeuta

Profissional de Saúde, com formação acadêmica Superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional), a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.

Atividade de saúde, regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do COFFITO, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94. 











Áreas da Fisioterapia

    * Fisioterapia pediátrica, Neonatológica e Hebeátrica - Especialidade que utiliza de métodos e técnicas próprias para o tratamento de enfermidades de recém-nascidos, crianças e adolescentes.

    * Fisioterapia geriátrica e gerontológica - Estuda, previne e trata as disfunções decorrentes do processo de envelhecimento, mediante a administração de condutas fisioterapêuticas, prevenindo problemas funcionais e promovendo a recuperação funcional global de pessoas idosas.

    * Fisioterapia dermato-funcional - Especialidade da Fisioterapia que diagnostica, estuda e trata as afecções dermatológicas e intertegumentares.

    * Fisioterapia do trabalho (ou fisioterapia laboral) - Atua em empresas e/ou organizações detentoras de postos de trabalho, intervindo preventivamente e/ou terapeuticamente de maneira importante para a redução dos índices de doenças ocupacionais.

    * Fisioterapia uroginecofuncional e Obstétrica - A Fisioterapia aplicada à uroginecologia tem como principal objetivo o tratamento das incontinências urinárias e fecais de esforço e por hiperatividade do detrusor, por meio da reeducação do assoalho pélvico e musculatura acessória, os quais serão submetidos a exercícios de fortalecimento. A Fisioterapia Obstétrica se baseia em promover uma melhor adaptação da mulher às mudanças do seu corpo no período de gestação, preparando todas as suas estruturas para o momento mais sublime da vida.

    * Fisioterapia neurofuncional - Área da Fisioterapia que visa ao estudo, diagnóstico e tratamento de distúrbios neurológicos que envolvam as funções neuromotoras; por exemplo, pacientes que sofreram um acidente vascular encefálico (AVE). A fisioterapia neurofuncional induz ações terapêuticas para recuperação de funções, entre elas a coordenação motora, a força, o equilíbrio e a coordenação. A terapêutica em Fisioterapia neurológica baseia-se em exercícios que promovam a restauração de funções motoras, de forma a resolver deficiências motrizes e aperfeiçoar padrões motores, com importante fundamentação nos princípios neurofisiológicos da facilitação neuromuscular proprioceptiva.

    * Fisioterapia traumato-ortopédico-funcional - Estuda, diagnostica e trata as disfunções musculoesqueléticas, de origem ortopédica ou decorrente de traumatismos. Utiliza os recursos terapêuticos para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores de pacientes com fraturas, traumas musculares e entorses.

    * Fisioterapia Respiratória - São procedimentos que visam melhorar a dinâmica respiratória e a distribuição do ar inalado no pulmão, remover secreções brônquicas, obtendo assim melhor função respiratória. Além das técnicas manuais, existem diversos equipamentos que auxiliam na obtenção destes resultados.

    * Fisioterapia Orofacial - Atua principalmente na saúde bucal em conjunto com a Odontologia, tratando de disfunções da articulação temporomandibular, além de tratar disfunções relacionadas à deglutição e sucção.

    * Fisioterapia Esportiva - Atua diretamente nas atividades esportivas, na preparação, prevenção e recuperação de lesões no processo de reabilitação de atletas em clubes, times, academias, etc.

    * Fisioterapia manipulativa - A Fisioterapia Manipulativa Musculoesquelética ou Terapia Manual Ortopédica é uma área de especialização da Fisioterapia que lida com o manejo de condições neuro-músculo-esqueléticas, embasada no raciocínio clínico, usando abordagens de tratamento altamente específicas incluindo técnicas manuais e exercícios terapêuticos. A Terapia Manual Ortopédica ou Fisioterapia Manipulativa Musculoesquelética também abrange e é conduzida pelos dados científicos disponíveis, evidência clínica e pelo quadro biopsicosocial de cada paciente.

    * Fisioterapia oncofuncional - A Fisioterapia Oncofuncional tem como objetivo preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas do paciente, assim como prevenir os distúrbios causados pelo tratamento oncológico.

Além dessas, há outras áreas em constante crescimento e desenvolvimento como:

    * Fisioterapia clínica;
    * Fisioterapia ocular (ou oftálmica);
    * Fisioterapia hematológica;
    * Fisioterapia mastológica;
    * Fisioterapia angiológica;
    * Fisioterapia endocrinológica;
    * Fisioterapia reumatofuncional (ou reumatológica);
    * Fisioterapia cardiofuncional (ou cardiológica);
    * Fisioterapia proctológica;
    * Fisioterapia sexológica;
    * Fisioterapia intensiva;
    * Fisioterapia preventiva
    * Fisioterapia ergonômica;
    * Fisioterapia postural;
    * Fisioterapia hospitalar;
    * Fisioterapia domiciliar;
    * Fisioterapia escolar;
    * Fisioterapia pericial;
    * Fisioterapia legal;
    * Fisioterapia do sono;
    * Fisioterapia da família e da comunidade.


Recursos fisioterapêuticos

Os procedimentos da Fisioterapia contribuem para a prevenção, cura e recuperação da saúde. Para que o fisioterapeuta eleja os procedimentos que serão utilizados, ele terá de proceder à elaboração do diagnóstico Cinesiológico Funcional identificando a abrangência da disfunção, assim como acompanhar a resposta terapêutica aos procedimentos indicados pelo próprio profissional. Eis os mais conhecidos e utilizados recursos fisioterapêuticos:

    * Cinesioterapia - Terapia pelo movimento. São procedimentos onde se usa o movimento com os músculos, articulações, ligamentos, tendões e estruturas do sistema nervoso central e periférico, que têm como objetivo recuperar a função dos mesmos. A reeducação postural é um princípio da cinesioterapia: tratar deformidades da coluna ou problemas de postura com exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular. Um dos caminhos é o popularmente conhecido no Brasil como RPG, porém pouco difundido na Europa, aonde se prefere os termos Cadeias musculares de Mezière ou Cadeias diagonais de Busquet (oblíquas, transversas), entre outras.

    * Eletroterapia - Recurso que utiliza a eletricidade em inúmeros tratamentos e estimulação, como o TENS e o FES.

    * Termoterapia - Terapia que utiliza o calor como forma de tratar diversas patologias.

    * Fototerapia - Utiliza aparelhos geradores de luz em diversos tratamentos.

    * Mecanoterapia - Procedimento com aparelhos mecânicos para fortalecer, alongar, repotencializar a musculatura e reeducar movimentos comprometidos.

    * Massoterapia - Conjunto de abordagens terapêuticas visando a mobilização/manipulação de segmentos articulares, músculos, nervos e fáscias e trações segmentares e axiais. Os procedimentos manipulativos estimulam a dinâmica circulatória e a mobilidade dos tecidos e segmentos.

    * Hidroterapia - Cinesioterapia realizada em ambiente aquático.

    * Crioterapia - Emprego de gelo como procedimento terapêutico, geralmente em segmentos para tratamento de contusões e torções.

    * Equoterapia (ou Hippoterapia) - reconhecido oficialmente como recurso terapêutico por resolução do Coffito de n.º 348, de 27/03/08. Trata-se do tratamento com auxílio do cavalo: este influencia o paciente, ao invés do paciente controlá-lo. O paciente é colocado sobre o cavalo e responde ativamente aos seus movimentos, enquanto o terapeuta, com o auxílio do auxiliar guia, determina a direção do percurso, a posição da cabeça e a velocidade do cavalo, assim como analisa as respostas do praticante fazendo os ajustes necessários para cada situação.

Além destes recursos, há vários outros mais recentes e menos conhecidos e utilizados, entre eles estão:

    * Musicoterapia;
    * Acupuntura;
    * Cromoterapia;
    * Magnetoterapia;
    * Argiloterapia;
    * Geoterapia;
    * Helioterapia;
    * Talassoterapia;
    * Microfisioterapia;
    * Hipnose;
    * Spiral Taping;
    * Cristalterapia, etc.   
  


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fisioterapia#.C3.81reas_da_Fisioterapia 

http://www.coffito.org.br/conteudo/con_view.asp?secao=27

Tai Chi Chuan

Tai chi Chuan

Praticar tai chi chuan, arte marcial chinesa de grande popularidade no Brasil, pode prevenir o surgimento de problemas cognitivos sérios em idosos. Essa é a conclusão de pesquisadores da área de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), que estudam como a modalidade consegue desacelerar o declínio da memória.

O estudo, feito no Ambulatório de Memória do Idoso do Serviço de Geriatria do HC, acompanhou 26 idosas com comprometimento cognitivo leve durante um período inicial de seis meses. Enquanto metade do grupo praticou a arte marcial duas vezes por semana, em sessões de 60 minutos, a outra metade só recebeu acompanhamento médico, com periodicidade semanal.

As funções cognitivas de memória, atenção, coordenação, planejamento e aprendizado foram medidas nos dois grupos - com avaliações feitas no início do estudo, aos três meses e aos seis meses. Os resultados mostram que, já nos primeiros três meses, as idosas que praticaram tai chi tiveram menos queixas de memória em relação ao outro grupo. Além disso, a capacidade de aprendizado das praticantes também aumentou em relação às outras voluntárias.

Uma das autoras do estudo, a médica geriatra Juliana Yumi Tizon Kasai, afirma que a importância da pesquisa está em analisar justamente os pacientes com comprometimento cognitivo leve, para os quais ainda não existem remédios eficazes que consigam impedir a evolução do quadro para doenças graves. Os problemas de memória deixam esses idosos bastante preocupados e atrapalham o dia a dia deles. Mas, para esses casos, o medicamento não tem benefício algum, esclarece a médica.
Fonte: http://fisioterapia.com